Economia
Taxa básica de juros vai a 12,25% ao ano, com viés de alta
Foto: Pexels / Pixabay
Foto: Pexels / Pixabay
O Banco Central elevou, na noite desta quarta-feira (11), a taxa básica de juros para 12,25% ao ano. Em comunicado, a instituição sinaliza que ainda podem acontecer duas elevações de 1% nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).
De acordo com o comunicado publicado após a decisão, o BC informa que o ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed (Banco Central norte-americano).
Quanto ao Brasil, o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho segue apresentando dinamismo, com destaque para a divulgação do PIB do terceiro trimestre, que indicou abertura adicional do hiato (diferença entre oferta e demanda agregadas, ou a economia está operando acima de sua capacidade).
"As expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se de forma relevante e encontram-se em torde 4,8% e 4,6%, respectivamente", expressa o documento.
Diante de um cenário considerado "adverso" pelo BC, a autoridade monetária antevê, "em se confirmando o cenário esperado, ajuste mesma magnitude nas próximas duas reuniões".
Se isso acontecer, a taxa de juros chegará a 14,25% ao ano, patamar de 2015, no início do segundo mandato do governo Dilma.
0 Comentários